Porque ter o passaporte não implica em usá-lo!
Palestrante: Neide Gil dos Reis
Educadora de jovens, atuando na área de orientação sexual, trazendo relatos de situações de DST's entre causas e efeitos e também sobre a Doutrina Espírita.
Semana dos Jovens - 30/07/2010 às 20h.
SEXO E DESTINO - André Luiz e Waldo Vieira (Capítulo IX)
• As tarefas da renovação íntima só podem ser bem avaliadas pela Espiritualidade.
• Na Espiritualidade o sexo é tido como atributo divino!
EVENGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (Capítulo V)
Espíritas, Instruí-vos ! "Mas aquele Consolador, o santo Espírito que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." - Jesus - João 14:26
"Espíritas, amai-vos! Este o primeiro ensino! Instruí-vos, este o segundo."
Não indisciplina, mas controle.
Não proibição, mas educação.
Não abstinência imposta, mas emprego digno, com o devido respeito aos outros e a si mesmo.
"Na praça repleta de acusadores, escribas e fariseus apresentaram-lhe sofredora mulher que diziam haver apanhado em transgressão, ao mesmo tempo que o inquiriam:
- Mestre, esta mulher foi encontrada em adultério.
- A lei manda apedrejar.
- Tu, porém, que dizes?
O Mestre contemplou demoradamente os zeladores de Moisés, e, porque nada mais adiantaria explicar-lhes ao cérebro embotado de preconceitos, disse-lhes:
- Quem estiver sem pecado, atire a primeira pedra."
HOMOSSESUALIDADE – EMMANUEL
“Homossexualidade, também hoje chamada transexualidade, em alguns círculos de ciência, definindo-se, no conjunto de suas características, por tendência da criatura para a comunhão afetiva com uma outra criatura do mesmo sexo, não encontra explicação fundamental nos estudos psicológicos que tratam do assunto em bases materialistas, mas é perfeitamente compreensível, à luz da reencarnação.”(...)
CHICO XAVIER
“Não vejo pessoalmente qualquer motivo para criticas destrutivas e sarcasmos incompreensíveis para com nossos irmãos e irmãs homossexuais, a nosso ver, claramente iguais as tendências heterossexuais que assinalam a maioria das criaturas humanas. Em minhas noções de dignidade do espírito, não consigo entender porque razão esse ou aquele preconceito social impedirá certo número de pessoas de trabalhar e de serem úteis a vida comunitária, unicamente pelo fato de haverem trazido do berço características psicológicas e fisiológicas diferentes da maioria." (...)
Sexualidade: Conceito da Organização Mundial de Saúde - OMS
“A sexualidade forma parte integral da personalidade de cada um. É uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado dos outros aspectos da vida. Sexualidade não é sinônimo de coito e não se limita à presença ou não do orgasmo. Sexualidade é muito mais do que isso, é a energia que motiva a encontrar o amor, o contato e a intimidade e se expressa na forma de sentir, na forma de as pessoas tocarem e serem tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e tanto a saúde física como a mental. Se a saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada como um direito humano básico.”
Construção dos alicerces da sexualidade no sujeito
> Infância:
Um dos alicerces da sexualidade é a sua própria natureza, desde a sua concepção
> Capacidade de se ligar afetivamente
> A identidade sexual, confiança em si e no outro
>A permissão ao prazer sexual
> A imagem corporal – auto estima
> Os limites, normas sociais e valores morais
A construção da educação sexual
> Família – maneira informal, repassando valores e crenças;
> Escola – reforçando ou desencorajando um comportamento ligado aos papéis sexuais, transmitindo valores mais ou menos rígidos, de acordo com sua cultura e as crenças dos profissionais e
> Sociedade – Maior abertura para perguntas sobre sexo, programas de tv/filmes, revistas, documentários, internet, comportamento de pessoas que têm significado para eles.
Para orientar – Saber ouvir
> Conhecer a realidade da criança/adolescente
> Identificar as suas necessidades
> Criar um elo afetivo na relação estando aberto a troca de informações, questionamentos.
> Comprometer-se com a proposta ( trabalho de orientação sexual nas escolas) e respeitar com ética, os assuntos abordados mantendo sigilo.
> Favorecer a troca de informações sem restrições a qualquer assunto.
> Elaborar dinâmicas para abordar os temas.
"Começo a conhecer-me. Não existo.
Sou intervalo entre o que desejo ser e os outros me fizeram,
Ou metade desse intervalo, porque também há vida...
Sou isso, enfim ...
Apague a luz, feche a porta
E deixe de ter barulhos de chinelos no corredor.
Fique eu no quarto só com o grande sossego de mim mesmo.
É um universo barato."
Sou intervalo entre o que desejo ser e os outros me fizeram,
Ou metade desse intervalo, porque também há vida...
Sou isso, enfim ...
Apague a luz, feche a porta
E deixe de ter barulhos de chinelos no corredor.
Fique eu no quarto só com o grande sossego de mim mesmo.
É um universo barato."
Álvaro de Campos
Sexualidade na Adolescência (10 a 18 anos)
>> Aspectos Físicos
Puberdade, Mudanças Hormonais.
As glândulas sexuais, também chamadas gônadas são:
- No homem: os dois testículos que produzem testosterona;
- Na mulher: os dois ovários que fabricam estrogênio e progesterona, hormônios que comandam o ciclo menstrual. A testosterona e o estrogênio são responsáveis pelo aparecimento das características sexuais secundárias, que conferem respectivamente status de homem ou mulher ao indivíduo.
Os genitais se transformam
- Mamas
- Ginecomastia
- Pêlos
- Voz
- Estirão
- Menstruação
- Ovulação
- Ciclo menstrual
- Espermatogênese
“O adolescente é grande demais para as pequenas coisas e pequeno demais para as grandes coisas”
Içami Tiba
>> Adolescência: inicia com as mudanças físicas da puberdade.
Já ocorreram modificações no modo de pensar, permitindo que o jovem:
- Assimile as mudanças corporais gradativas, mas definitivas;
- Comece a se situar no mundo com os novos papéis que fazem parte se sua realidade;
- Viva a ONIPOTÊNCIA PUBERTÁRIA;
- Questione e comece a mexer em valores, leis estabelecidas e conflitos encobertos. Exige dos pais e do grupo social um novo olhar.
- Ele precisa de apoio afetivo, solidariedade, estímulos. A auto-imagem e auto-estima devem ser positivas, garantindo aos mesmos liberdade para discutirem suas sensações, angústias e dúvidas, seus planos e idéias devem ser respeitados.
Métodos Anticoncepcionais
1. Preservativo Masculino
2. Preservativo Feminino
3. Diafragma
4. DIU - Dispositivo Intra Uterino
5. Espermicidas
6. Pílula
7. Pílula Anticoncepcional Vaginal - PAV
8. Método Billings ou Muco Cervical do Período de Ovulação
9. Método OGINO-KNAUSS ou Tabelinha
10. Temperatura Basal - Alteração da Temperatura Corporal Durante a Ovulação
11. Coito Interrompido
12. Laqueadura
13. Vasectomia
Gravidez na adolescência - Aborto
Desde 1980 aumentou em 15% o número de nascimento entre mães com 15 e 19 anos de idade, segundo o IBGE. São cerca de 700 mil garotas se tornando mães a cada no. 1,3% de todos os partos são de meninas de 10 a 14 anos (Dados coletados no Informativo ANDI - Agência de Notícias dos direitos da Infância), ano 6, n°277, setembro 2002.
A legislação brasileira só permite o aborto em casos de estupro ou quando a gravidez põe em risco a vida da mãe.Como sua prática é proibida, na maioria das vezes ele é feito em condições precárias de higiene e segurança, engrossando as estatísticas sobre as mortes de mulheres.
É necessário o diálogo constante, trazendo a tona os valores de cada um e respeitando-os ética e moralmente.
Importante saber que o aborto pode ser espontâneo, quando o corpo interrompe naturalmente uma gestação ou provocado, quando a interrupção da gravidez é voluntária.
Desenvolvimento do Trabalho
- Dinâmica de grupo
- Aulas expositivas com debates
- Teatro, filmes, música
- Dramatização
- Explicitar os conflitos, propiciando os espaços para se trabalhar as singularidades.
- A cada encontro, perceber as necessidades do grupo e colocá-las para análise.
- Não fechar questão.
Doenças Sexualmente Transmissíveis
DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são doenças infecciosas que são contagiosas, ou seja, passam de uma pessoa para outra e geralmente através de contato sexual.
Isto ocorre porque no relacionamento sexual há troca de secreções e o contato entre as mucosas dos órgãos genitais ( pênis, vulva, vagina e ânus). Também podem ser adquiridas pelo contato dos lábios, dos órgãos genitais ou do ânus, com a superfície contaminada de banheiras, vasos sanitários, ou mesmo copos, e até pelo uso de roupas íntimas que tenham tido contato com algum causador dessas doenças.
> HPV
> HERPES
> SÍFILIS> GONORRÉIA> HIV> HEPATITE C E B
>> HEPATITE C
Contaminação através da transfusão de sangue ou derivados de sangue, ou compartilhando agulhas com usuários de droga que eram infectados com hepatite C.
Segmentos expostos à hepatite C: trabalhadores de serviços médicos e de laboratórios de exames, pacientes submetidos a hemodiálise; pessoas que perfuram o corpo para colocar piercings; navalhas, cortadores de unhas, alicates, pessoas que fizeram tatuagens ou que trataram as mãos e os pés com equipamentos não-esterelizados corretamente.
Posso pegar hepatite C ao fazer sexo?
Devemos observar que nas pessoas com múltiplos parceiros sexuais, existem chances de contaminação por muitas outras doenças sexualmente transmissíveis, as quais podem levar junto a hepatite C. Apesar disso, para evitar ser contaminado com a Hepatite C, AIDS, Hepatite B, gonorréia, clamídia, sifílis e muitas Doenças Sexualmente Transmissíveis, usar sempre camisinha. É a melhor das prevenções.
>> SÍFILIS – Bactéria Treponema pálido
- Lesão única que não dói, coça ou arde na região do pênis, vagina, vulva, ânus, boca, ou seja, de acordo com o local que o treponema penetrou. Aparece após 3 semanas do contato sexual com o parceiro infectado. Na sífilis secundária, podem aparecer manchas vermelhas e lesões na pele, queda de cabelos, mal-estar geral, ínguas no corpo, febre e dores nas juntas.
- Na terciária, problemas neurológicos, cardiopatia e demência.
- Transmissão: relação sexual (genital, oral e anal); contato direto com as lesões, transfusões de sangue contaminado; de mãe para filho (gestação).
>> Condiloma acuminado – HPV (crista de galo)
Bactéria Haemophilus ducreyl
Transmissão: relação sexual, contato com as lesões que são altamente contagiosas.
Lesões: em forma de verrugas, parecidas com couve flor, que aparecem na região genital ou anal.Feridas com pus na glande, na vagina e no colo do útero corrimento vaginal.
Sintomas: dor ao urinar e ao defecar; sangramento no reto, dor durante a relação sexual.
As feridas podem se romper e contaminar outras partes do corpo. Podem deixar cicatrizes extensas e permanentes, prejudicando a atividade sexual futura.
>> Candidíase
Bactéria : fungo Candida albicans
Bactéria : fungo Candida albicans
Transmissão : relação sexual, alguns desequilíbrios do organismo que podem, no caso da diabetes, favorecer seu aparecimento e proliferação.
Contaminação a partir do intestino, por falta de higiene adequada.
Sintomas – corrimento branco leitoso e espesso, coceira, irritação da vulva e vagina que ficam avermelhadas, inchadas, dor durante o ato sexual e ao urinar(mulher). No homem, ardência na micção, raramente um corrimento esbranquiçado.
>> Gonorréia (Blenorragia)
Bactéria – Neisseria gonorrhoeae
Transmissão – relação sexual, genital, oral ou anal, de mãe para filho na hora do parto, contato direto com a secreção ou mucosas infectadas.
Sintomas – em homens surge na uretra, um corrimento purulento amarelo esverdeado, pode haver ardência ao urinar, ocorre inflamação na garganta e do ânus. Nas mulheres só se percebem quando a bactéria já alcançou ovários e trompas, provocando dores no baixo ventre, cólicas e febre.
Pode causar esterilidade no homem como na mulher. A mãe pode transmitir a doença para o bebe no parto. O bebê terá infecção no globo ocular que, em muitos casos leva a cegueira total ou parcial.
>> Herpes Genital
Bactéria herpesvirus hominis tipo II (o tipo I causa o Herpes Labial)Transmissão – relação sexual, contato direto com bolhas ou feridas abertas que estejam infectadas; durante o parto.
Sintomas – pequenas bolhas doloridas na região genital, que se rompem formando feridas extensas que causam dor. Acompanha febre, músculos doloridos, virilhas inchadas, queimação ao urinar.
As bolhas desaparecem sem deixar sinal, mas o vírus continua no corpo e pode atacar no futuro, após contato sexual, em situações de fadiga, esforço exagerado, infecções, exposições a luz solar, traumatismos, menstruação e gravidez.
Obs. Não existe tratamento para eliminar o vírus. Se a infecção acontece nos primeiros meses de gravidez aumenta o risco de aborto.
>> AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)
Agente Causador: Vírus HIV I e II
Transmissão : Relação sexual, transfusão de sangue e derivados contaminados; agulhas e seringas contaminadas; de mãe para filho durante a gestação, no parto e na amamentação.
Sintomas: Suores noturnos, calafrios, cansaço profundo, apatia, depressão, inchaço de gânglios em todo corpo; tosse; diarréia prolongada; emagrecimento exagerado; manchas avermelhadas na pele; febre permanente. Esses sintomas precisam de análise em conjunto, por se suspeitar de infecção pelo vírus da Aids.
Solidariedade e Amor
"...Que o teu silêncio me fale cada vez mais (solidariedade)
Porque metade de mim é abrigo, a outra metade é cansaço.
Que a arte nos aponte uma resposta mesmo que ela não saiba, e que ninguém a tente complicar, porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia, a outra metade é canção.
E que a minha loucura seja perdoada, porque metade de mim é amor e a outra metade também."
"...Que o teu silêncio me fale cada vez mais (solidariedade)
Porque metade de mim é abrigo, a outra metade é cansaço.
Que a arte nos aponte uma resposta mesmo que ela não saiba, e que ninguém a tente complicar, porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia, a outra metade é canção.
E que a minha loucura seja perdoada, porque metade de mim é amor e a outra metade também."
Osvaldo Montenegro
Cuidados
- Usar camisinha sempre, do começo ao fim da relação sexual- Nunca usar calcinhas, cuecas, biquínis ou calções de banho de outras pessoas.- A qualquer sintoma procurar sempre um médico.
SEXUALIDADE E PRAZER
- Estímulos despertam e alimentam o desejo sexual- Diálogo relatando seus medos, receios, fantasias, estabelecendo a intimidade que deve permear todo relacionamento sexual- Evitar tensões- Ambiente tranqüilo- Não queimar etapas
Bibliografia e créditos- Curso de Sexualidade – SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO- GTPOS- Kaplan. Manual do jogo do corpo:livro do professor: Orientação sexual para adolescentes, 2a. Ed. São Paulo: Instituto Kaplan, 2000- Rappaport, Clara. Encarando a Adolescência, Editora Ática, São Paulo, 8ª edição, 7ª impressão, 2003- Internet- JEI – EMEFM “VEREADOR ANTONIO SAMPAIO” – GRUPO DE ORIENTAÇÃO SEXUAL – Coordenação Profa. Maria Aparecida- EMEFM “ PROFESSORA CÉLIA REGINA LEKEVICIUS CONSOLIN”- Caetano Veloso, “Júlia / Moreno”, in: Araçá Azul.- Rita Lee, “Amor e Sexo”, in: Balacobaco.- CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - TEXTOS E CONTEXTOS- FORUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO (Trabalho com DV)- FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DO GOCERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO (GESTÃO LILA COVAS – CASA DA SOLIDARIEDADE)
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