Atenção!


Informamos que o Grupo Espírita Auta de Souza retomou suas atividades e contamos com a presença de todos a participarem das atividades da casa como palestras, passe, atendimento fraterno, atendimento espiritual, cursos, entre outras.


Todas as sextas-feiras a partir das 19h00.


Rua Força Pública, 268/274, bairro Santana - São Paulo /SP


Altura do número 1205 da Rua Voluntários da Pátria

"Lembra-te deles, os quase loucos de sofrimento, e trabalha para que a Doutrina Espírita lhes estenda socorro oportuno. Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação".

Trecho retirado do livro Estude e Viva – FEB 9ª edição, cap. 40. Chico Xavier/Waldo Vieira. Pelos espíritos Emmanuel/André Luiz.

Campanha Segunda Sem Carne

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Direitos de todo ser humano sobre sua sexualidade

Fizemos aqui uma compilação dos Direitos de todo ser humano sobre sua sexualidade como complemento ao post sobre o tema debatido na Semana dos Jovens com Neide Gil dos Reis em 30/07/10.

1.   Direito à Liberdade Sexual: diz respeito à possibilidade dos indivíduos em expressas seu potencial sexual. No entanto, aqui se excluem todas as formas de coerção, exploração e abuso em qualquer época ou situação da vida.

2.   Direito à Autonomia Sexual – integridade e segurança do corpo: envolve habilidade de uma pessoa em tomar decisões autônomas sobre a própria vida sexual num contexto de ética pessoal e social. Também inclui o controle e o prazer de nossos corpos livres de tortura, mutilações e violência de qualquer tipo.

3.   Direito à Privacidade Sexual: contempla o direito de decisão individual e aos comportamentos sobre intimidade desde que não interfiram nos direitos sexuais de outras pessoas.

4.   Direito à Igualdade Sexual: liberdade de todas as formas de discriminação, independentemente do sexo, gênero, orientação sexual, idade, raça, classe social, religião, deficiências mentais ou físicas.

5.   Direito ao Prazer Sexual: prazer sexual, incluindo autoerotismo, é uma fonte de bem estar físico, psicológico, intelectual e espiritual.

6.   Direito à Expressão Sexual: a expressão sexual é mais que um prazer erótico ou atos sexuais. Cada individuo tem o direito de expressar a sexualidade através da comunicação, toque, expressão emocional e amor.

7.   Direito à Livre Associação Sexual: significa a possibilidade de casamento ou não, ao divorcio e ao estabelecimento de outros tipos de associações sexuais responsáveis.

8.   Direito às Escolhas Reprodutivas Livres e Responsáveis: é o direito em decidir em ter ou não filhos, o numero e tempo entre cada um, e o direito total ao s métodos de regulação da fertilidade.

9.   Direito à Informação Baseada no Conhecimento Cientifico: a informação sexual deve ser gerada através de um processo cientifico e ético, e disseminado em formas apropriadas e a todos os níveis sociais.

10.  Direito a Educação Sexual Compreensiva: este é um processo que dura a vida toda, desde o nascimento, e deveria envolver as instituições sociais.

11.  Direito à Saúde Sexual: o cuidado com a saúde sexual deveria estar disponível para a prevenção e o tratamento de todos os problemas sexuais, preocupações e desordens.

---

DIREITOS SEXUAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Partindo da experiência dos seus próprios projetos e da luta pela promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes o IBISS (Instituto Brasileiro de pró-Sociedade Saudável) acredita que:

1.    Crianças e adolescentes têm o direito de serem ouvidos, respeitados e atendidos em suas legitimas reinvindicações;

2.    Crianças e adolescentes têm o direito a uma educação que promova a condição de ser em formação, garantindo um desenvolvimento pleno e saudável;

3.    A criança tem o direito de conhecer seu corpo;

4.    A criança tem o direito de descobrir sua masculinidade/feminilidade;

5.    O adolescente tem direito à descoberta e ao exercício de sua sexualidade junto aos seus pares;

6.    O adolescente tem o direito a livre expressão de sua orientação afetivo-sexual;

7.    O adolescente tem o direito a relação consensual amorosa;

8.    Crianças e adolescentes têm o direito a dizer não a toda forma de abuso e exploração sexual, seja incesto, pornografia ou prostituição;

9.    Crianças e adolescentes têm o direito a dizer não a toda forma de violência e maus tratos seja verbal, físico ou psicológico.

---

O respeito aos direitos de todos em nossa individualidade sexual e o combate a qualquer tipo de violência é um dever de todos! 






Beijos e abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem foi enviada para a moderação.
Obrigado pelo seu comentário!