Influência oculta dos Espíritos sobre nossos pensamentos e nossas ações.
Livro dos Espíritos - Allan Kardec
456. Os Espíritos vêem tudo o que fazemos?
– Eles podem ver, porque vos rodeiam incessantemente. Cada um vê apenas as coisas sobre as quais dirige sua atenção. Não se preocupam com o que lhes é indiferente.
457. Os Espíritos podem conhecer nossos mais secretos pensamentos?
– Frequentemente conhecem o que gostaríeis de esconder de vós mesmos. Nem atos, nem pensamentos lhes podem ser ocultados.
457. Assim, é mais fácil esconder uma coisa de uma pessoa viva do que fazer isso a essa mesma pessoa após a morte?
– Certamente, e, quando acreditais estarem bem escondidos, tendes muitas vezes uma multidão de Espíritos ao vosso lado que vos observam.
458. O que pensam de nós os Espíritos que estão ao nosso redor e nos observam?
– Isso depende. Os Espíritos levianos riem dos pequenos aborrecimentos que vos causam e zombam de vossas impaciências. Os Espíritos sérios lamentam vossos defeitos e se empenham em vos ajudar.
Chamados por R. Simonetti de "assaltantes do além".
459. Os Espíritos influem sobre nossos pensamentos e ações?
Sua influência é maior do que podeis imaginar. Muitas vezes são eles que vos dirigem.
Lucas 4:31 a 37 -> Todos ficaram grandemente admirados e comentavam entre si, dizendo: Que palavra é esta, pois com autoridade e poder ordena aos Espíritos imundos e eles saem?
Atos 5:16 -> Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de Espíritos imundos, os quais eram todos curados.
A dúvida quanto a essa influência nasce da errônea concepção de que o mundo espiritual, a morada do Espíritos, está situado distante da Terra;
Eles permanecem junto a nós presos aos interesses do imediatismo terrestre;
Viciados procuram satisfazer o vício;
Vítimas intentam vingar-se de seus algozes;
Fugitivos da luz trabalham em favor das trevas;
Famintos do sexo vampirizam sexólatras;
Alienados da realidade espiritual perturbam familiares, vizinhos, amigos...
É toda uma imensa população invisível que nos acompanha e influencia, lembrando o apóstolo Paulo em Hebreus 12:1-> "Somos rodeados por uma nuvem de testemunhas" que, não raro, nos manipula como se fôssemos marionetes.
Todas as pessoas são influenciadas pelos espíritos? Não existe um tipo de pessoa imune a essa influenciação?
Partindo do princípio que o móvel da influenciação são os pensamentos e que a capacidade de pensar é comum a todos os seres inteligentes, encarnados ou não, a resposta é sim, todos sofrem influência, não há pessoa imune, graças a Deus! Lembremos que sempre existem as boas influenciações, e se fôssemos imunes a elas,nos privaríamos talvez de um dos maiores recursos ao progresso da humanidade. Mesmo com as más influenciações nós progredimos.
463. Diz-se, a respeito do pensamento, que o primeiro impulso é sempre bom; isso é exato?
– Pode ser bom ou mau, de acordo com a natureza do Espírito encarnado que o recebe. É sempre bom para aquele que ouve as boas inspirações.
464. Como distinguir se um pensamento sugerido vem de um bom ou de um mau Espírito?
– Estudai o caso. Os bons Espíritos apenas aconselham o bem; cabe a vós fazer a distinção.
465. Com que objetivo os Espíritos imperfeitos nos conduzem ao mal?
– Para vos fazer sofrer como eles.
465.A - Isso diminui seus sofrimentos?
– Não, mas fazem isso por inveja, por saber que há seres mais felizes.
466. Por que Deus permite que Espíritos nos excitem ao mal?
– Os Espíritos imperfeitos são instrumentos que servem para pôr à prova a fé e a constância dos homens na prática do bem. Vós, como Espíritos, deveis progredir na ciência do infinito, e por isso passais pelas provas do mal para atingir o bem.
Nossa missão é vos colocar no bom caminho e, quando as más influências agem sobre vós, é que as atraístes pelo desejo do mal, porque os Espíritos inferiores vêm vos auxiliar no mal, quando tendes a vontade de praticá-lo; eles não podem vos ajudar no mal senão quando quereis o mal.
Se sois inclinados ao homicídio, pois bem! Tereis uma multidão de Espíritos que alimentarão esse pensamento em vós. Mas tereis também outros Espíritos que se empenharão para vos influenciar ao bem, o que faz restabelecer o equilíbrio e vos deixa o comando dos vossos atos.
Eles simplesmente incursionam na mente da vítima, pelos condutos da mediunidade, sugerindo pensamentos que visam acentuar suas preocupações, fobias, dúvidas, temores, ou seja, apenas exploram as deficiências morais da vítima, afim de submetê-la à tensão e precipitação no desajuste.
R. Simonetti
A maior influência ocorre durante o sono, quando a alma se emancipa do corpo;
Sem a proteção da armadura da carne que inibe as percepções espirituais das criaturas humanas, os obsessores conversam à vontade com elas, incutindo-lhes idéias infelizes que martelarão seu cérebro, emergindo na forma de angústias, impulsos desajustados e depressão.
Diz a sabedoria popular:
Dize-me com quem andas e te direi quem és.
Diz a Doutrina Espírita:
Dize-me como és e te direi com quem andas.
469. Como se pode neutralizar a influência dos maus Espíritos?
Com vontade firme, fazendo o bem e colocando toda a confiança em Deus, repelis a influência dos Espíritos inferiores e anulais o domínio que querem ter sobre vós.
Evitai escutar as sugestões dos Espíritos que vos inspiram maus pensamentos, sopram a discórdia e excitam todas as más paixões, promovendo vários desajustes;
Desconfiai, especialmente, daqueles que exaltam o vosso orgulho, porque vos conquistam pela fraqueza. Eis por que Jesus nos ensinou a dizer na oração dominical: "Senhor, não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal!"
479. A prece é um meio eficaz para curar a obsessão?
- A prece é em tudo um poderoso auxílio. Mas, acreditai, não basta murmurar algumas palavras para obter o que se deseja.
Deus dá assistência àqueles que agem e não àqueles que se limitam a pedir. É preciso que o obsediado faça, por seu lado, o necessário para destruir em si mesmo a causa que atrai os maus Espíritos.
Não basta proclamarmos nossa confiança em Deus se não fizermos por merecer que Ele confie em nós.
É preciso combater os grandes obsessores de nossa personalidade:
Orgulho, vaidade, egoísmo, avareza, inveja, prepotência, agressividade,...
Todo o mal que nos aflige infiltra-se pelo mal que cresce em nós, quando nos distraímos dos nossos objetivos e permitimos que os demônios interiores transformem em peneira o nosso guarda-chuva protetor.
Compôs Geraldo Vandré:
"Vem vamos embora que esperar não é saber... Quem sabe faz a hora não espera acontecer."
Vamos aproveitar este momento bendito e fazer a hora do Céu acontecer dentro de nós.
"A maior caridade que podemos fazer em relação à DOUTRINA ESPÍRITA é a sua divulgação".
Emmanuel
Luz e Paz!
Texto recebido de nossos amigos Mário & Mirtes
Um blog dedicado à Doutrina Espírita que traz mensagens e pensamentos relacionados ao cotidiano, incluindo as atividades do Grupo Espírita Auta de Souza.
Atenção!
Informamos que o Grupo Espírita Auta de Souza retomou suas atividades e contamos com a presença de todos a participarem das atividades da casa como palestras, passe, atendimento fraterno, atendimento espiritual, cursos, entre outras.
Todas as sextas-feiras a partir das 19h00.
Rua Força Pública, 268/274, bairro Santana - São Paulo /SP
Altura do número 1205 da Rua Voluntários da Pátria
"Lembra-te deles, os quase loucos de sofrimento, e trabalha para que a Doutrina Espírita lhes estenda socorro oportuno. Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação".
Trecho retirado do livro Estude e Viva – FEB 9ª edição, cap. 40. Chico Xavier/Waldo Vieira. Pelos espíritos Emmanuel/André Luiz.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Como os Espíritos podem penetrar nossos pensamentos?
Marcadores:
espíritos,
Evangelho,
influências,
pensamentos,
vícios
domingo, 29 de agosto de 2010
Atividades e programação de Setembro
Saudações Amigos!
Está disponível a programação de atividades do GEAS para o mês de Setembro!
Contém a escala de palestras públicas com temas e palestrantes, temas a serem tratados no curso Conhece a Ti Mesmo com Mário Mas, um evento exporádico que ocorrerá no lugar do Cine Debate, e a festa que será realizada em homenagem a Auta de Souza e em aniversário do GEAS.
---
Beijos e abraços,
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Ciladas
Divaldo Franco / Joanna de Ângelis
"Assevera antigo refrão popular que somente lobos caem em armadilhas para lobos."
Na trajetória humana em favor do desenvolvimento moral e intelectual, o Espírito, não poucas vezes, defronta armadilhas bem urdidas, nas quais tomba, de maneira irreversível, comprometendo-se por largo período...
Constituem testes à resistência moral de todo jornadeiro que se aprimora através das experiências da evolução.
Ninguém, que desempenhe funções ou papéis relevantes, que não seja surpreendido por esses mecanismos perigosos que lhe põem à prova a capacidade mental e as resistências morais.
Sutis, algumas vezes, apresentam-se como dourados atrativos que seduzem e terminam por envilecer o caráter de quem lhes aquiesce ao convite.
Noutras ocasiões, surgem de inopino, ameaçadoras e voluptuosas, surpreendendo e obrigando as vítimas a capitular, inermes, interrompendo o ritmo do ideal, da conduta, do trabalho a que se afervoram.
Algumas anunciam favores e glórias fascinantes que atingem a sensibilidade emocional, levando a paixões de afetividade doentia. . .
Inúmeras outras assumem o odioso aspecto da animosidade e da perseguição inclemente e gratuita, que termina por desestruturar aquele que lhe padece o cerco. Normalmente, fazem-se insinuantes e agradáveis, sem aparente malícia nem mácula, culminando pelo envolvimento daquele que se permite fascinar pelo engodo de que se revestem.
Semelhante ao que ocorre com os insetos colhidos nas malhas brilhantes da teia de aranha que os espreita, a fim de devorá-los depois, logra êxito em razão dos fios viscosos e de aparência inocente que retêm as presas incautas, impossibilitadas de qualquer forma de libertação.
Existem as ciladas licenciosas, vulgares, insensatas, em que muitos corações gentis e dóceis se enleiam, comprazendo-se, irresponsavelmente, no comportamento divertido que se torna chulo e perturbador.
Diversas outras são refinadas e trabalham a presunção do indivíduo invigilante, afastando-o do convívio social saudável que parece asfixiá-lo, isolando-o na alienação da falsa autossuficiência...
As ciladas constituem recursos perturbadores durante a experiência humana que têm a finalidade de proporcionar a aquisição de resistências espirituais e de valores pessoais ao indivíduo, mediante os quais o Espírito se enriquece de sabedoria. Todos os seres humanos, de uma ou de outra maneira, experimentam-nas durante a vilegiatura terrestre.
Há, porém, outro gênero de ciladas perversas que merecem atenção redobrada. Trata-se daquelas que são programadas no mundo espiritual inferior, nas quais se comprazem os Espíritos invejosos, atrasados, primários e os malvados que se transformam em obsessores, verdadeiros verdugos das demais criaturas humanas, individualmente, assim como da sociedade terrestre como um todo...
Odiando o progresso moral, do qual se alijaram por vontade própria, elegendo o sofrimento decorrente da ignorância em relação à Verdade como diretriz de segurança pessoal, esses Espíritos infelizes transformam-se em inimigos do Bem, que pensam impedir de expressar-se, assim como da felicidade do próximo que invejam. Quando alguém se alça acima da craveira comum e chama a atenção pelos valores éticos, culturais, políticos, religiosos ou de qualquer outra natureza, investem, furibundos, contra, gerando situações embaraçosas, complicando-lhes os relacionamentos e comprazendo-se em afligi-los...
São hábeis nas técnicas de inspiração doentia, trabalhando as reflexões mentais daqueles a quem antipatizam com vibrações perniciosas e extravagantes que desajustam as suas vítimas.
Noutras ocasiões, trata-se de inimigos de existências passadas, que mantêm ressentimento em forma de rancor e desejo incontrolável de vingança na sua morbidez dominadora. Insinuam ideias de enfermidades simulacros, transmitem sensações doentias, envolvem em ondas mentais depressivas, suspeitosas ou de violência, em contínuas tentativas de alienar aqueles que lhes caem nas ciladas mentais. Ociosos e insensíveis à compaixão ou à fraternidade, persistem com virulência nos seus propósitos infelizes, tornando-se inflexíveis na razão direta em que encontram resistência naqueles que pretendem azorragar.
Atiram pessoas irresponsáveis e igualmente ignorantes contra quem se esforça por superar as inclinações inferiores, tornando-se patrulheiros inconsequentes dos seus atos, em razão de não desejarem sintonia com as suas mazelas.
Estimulam a sensualidade e provocam paixões tórridas de consequências desastrosas, desrespeitam os sagrados vínculos do matrimônio, da fidelidade, da consideração que todos se devem reciprocamente.
Acompanham aqueles que estão sob a alça de mira na condição de vigias impiedosos, sempre aguardando qualquer brecha mental, emocional ou moral, a fim de iniciarem as vinculações obsessivas, mediante as quais pensam em destruí-los. No que diz respeito aos trabalhadores do Evangelho de Jesus através da revelação espírita, iracundos e violentos tudo investem, na sua sanha alucinada, para impedir-lhes o cumprimento dos nobres deveres abraçados.
Certamente, ninguém se encontra sem a proteção do Senhor da Vinha através dos Seus emissários e dos Seus próprios benfeitores que Lhe executam a vontade.
Nada obstante, as ciladas que padecem os trabalhadores do Bem, fazem parte do esquema para a aprendizagem superior a respeito da realidade imortalista na qual todos nos encontramos mergulhados.
Essas experiências também ensinam como se deve comportar o obreiro de Jesus diante dos famigerados enfermos da alma, que se demoram na erraticidade necessitados de compaixão e de socorro.
Constituem treinamento para o futuro, quando convocado às tarefas de misericórdia em regiões dolorosas onde os mesmos se homiziam.
Nunca desanimes, quando te sentires assediado por esses vândalos do mundo espiritual inferior.
Quanto mais responsabilidades tenhas, maior será o cerco em volta dos teus passos. Porque és fiel ao objetivo que persegues, mais violentas serão as técnicas usadas nas ciladas que preparam.
Dulcifica-te e não reajas ao mal.
Age com bondade e sê fiel em qualquer circunstância do ideal ao qual te afervoras. Nunca revides, mesmo quando agredido, desperdiçando valiosa quota de energia com o que realmente não tem significado real, exceto aquele que lhe atribuis. Ora e confia, alegrando-te quando sob chuva de calhaus e sorrindo quando jornadeando sobre cardos, deixando pegadas de dor e de júbilo pelo caminho, a fim de que demonstres que segues Aquele que, aparentemente morreu vencido em uma cruz de vergonha, e que, após essa máxima cilada dos maus, retornou Triunfante conforme prometera.
Página ditada pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, na reunião mediúnica da noite de 31/03/2010, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador/BA, Brasil.
Colaboração: Nivalda Steffens e Maria Helena Marcon
Jorge Moehlecke - jorgejhm@terra.com.br
---
Marcadores:
ciladas,
Divaldo Franco,
Joana de Ângelis,
obsessão,
psicografia
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Filme: O Ativista Quântico - DVD em Agosto
Prepare-se! Há uma revolução em andamento na ciência.
O filme narra a história de um homem que nos desafia a repensar nossos conceitos de existência e de realidade, e o faz com uma força e abrangência não vistas desde Einstein. Também preenche a milenar lacuna que se criou entre Deus e a Ciência.
De crucial importância para detectar os problemas contemporâneos, o filme ressalta as teses do dr. Goswami sobre como nossas visões errôneas da realidade levaram à atual crise ambiental, social, econômica e espiritual, bem como seus ensinamentos sobre as maneiras de se corrigir esses erros. O que está em jogo é nada menos do que a nossa sobrevivência neste planeta. O Ativista Quântico é um filme para a nossa época. É um filme para todas as épocas. É um filme cujo tema transcende o tempo.
Espirituoso, profundamente visionário e cheio de humor, O Ativista Quântico conduz à visão do universo segundo Amit Goswami. Baseado em fatos comprováveis da mecânica quântica, o Dr. Goswami ousa fazer a pergunta: "O que você está fazendo para participar da criação da realidade que todos nós compartilhamos?"
Recentemente, Amit apareceu no premiado longa-metragem Quem Somos Nós?, e é autor de mais de uma dezena de livros, desde manuais de mecânica quântica a ensaios sobre a consciência e a Nova Ciência.
O DVD do filme será lançado no Brasil em agosto. Aguarde!
Veja o trailer
Se você já assistiu O Ativista Quântico deixe sua opinião!
---Beijos e Abraços.
sábado, 21 de agosto de 2010
Estrutura da Cidade Espiritual: "Nosso Lar" O Filme
Vamos relembrar e também assistir ao filme.
03 DE SETEMBRO NOS CINEMAS.
ESTRUTURA DA CIDADE ESPIRITUAL
"NOSSO LAR"
Fundação: No século XVI, por portugueses distintos, desencarnados no Brasil.Localização: Sobre a cidade do Rio de Janeiro.
Governador: a Governadoria está num edifício, "de torres soberanas que se perdem no céu".
Ministérios: 6 (seis), a saber:
> Ministério da Regeneração,
> do Auxílio,
> da Comunicação,
> do Esclarecimento,
> da Elevação e
> da União Divina.
Ministros: cada Ministério é administrado por 12 (doze) Ministros.
População: homens e mulheres, jovens e adultos (desencarnados), em número de um milhão, segundo dados fornecidos pelo Autor, em 1943.
Construções, dependências e lugares especiais: Grande muralha protetora da cidade, com baterias de proteção magnética, conjuntos habitacionais, praça central (que acomoda até um milhão de pessoas), fontes luminosas, jardins, parques arborizados, o Bosque das Águas, o Rio Azul, o Campo da Música, a Câmara de Retificação (para enfermos), etc.
(Umbral = região com várias escalas morais, sendo a mais infeliz denominada de "Trevas").
Trailer
CITAÇÕES ESPECIAIS
Coral: 2.000 vozes (Hinos: "Sempre Contigo, Senhor Jesus", "A Ti, Senhor, Nossas Vidas").
Globo de Cristal: de 2m de altura (utilizado em reuniões mediúnicas com encarnados)
"Bônus-Hora": forma de pagamento por serviços beneméritos prestados — cada hora de trabalho corresponde a um bônus-hora.
PERSONAGENS CITADOS
OBS.: Citaremos a seguir os nomes dos personagens do livro "NOSSO LAR", colocando entre parênteses: (d) = desencarnado; (e) = encarnado, e os respectivos capítulo e página onde são pela primeira vez mencionados.
ANDRÉ LUIZ - é o Autor Espiritual. Permaneceu no Umbral por 8 anos. Reporta neste livro como foi recolhido ao "Nosso Lar" (colônia espiritual situada na psicosfera da cidade do Rio de Janeiro), por interferência de sua mãe (desencarnada). Graças à sua abnegação e trabalhos incansáveis de auxílio ao próximo, alguns anos mais tarde conquistou a faculdade da volitação. André Luiz é um exemplo dignificante de auto-reforma e de como a conseqüente evolução espiritual traz intensos e multiplicados momentos felizes para todo aquele que ajuda ao próximo.
CLARÊNCIO (d) - 2/24 - É um dos 12 Ministros do Ministério do Auxílio (foi quem socorreu A. Luiz).
HENRIQUE DE LUNA (d) – 4/32 - Médico espiritual que prestou primeiro atendimento a A. Luiz no "Nosso Lar".
LÍSIAS (d) – 5/36 - Visitador dos serviços de saúde no "Nosso Lar". É jovem. Auxiliar de Henrique de Luna. Torna-se amigo muito querido de A. Luiz.
GOVERNADOR - Espírito elevadíssimo. Citado em vários capítulos. Não consta seu nome.
LAERTE (d) – 16/91 – Pai de A. Luiz. Está a 12 anos em trevas compactas no Umbral.
MÃE DE ANDRÉ LUIZ - Espírito iluminado, convivendo em esferas iluminadas, acima de "Nosso Lar" (citada várias vezes no livro, mas o nome não foi revelado pelo Autor Espiritual).
CLARA e PRISCILA (d) – 16/92 – Irmãs de A. Luiz. Revoltadas, permanecem no Umbral.
LUÍSA (d) – 16/92 – Irmã de A. Luiz, que desencarnou quando ele era ainda criança. Está preste a reencarnar entre as irmãs e o pai, em gesto de renúncia.
ZÉLIA (e) – 16/93 – Viúva de A. Luiz.
CÉLIO (d) – 16/94 – Ministro em "Nosso Lar".
LAURA (d) – 17/98 - Mãe de Lísias. Hospeda A. Luiz no seu lar, sendo-lhe amiga maternal.
IOLANDA e JUDITE (d) – 17/98 - Irmãs de Lísias.
POLIDORO e ESTÁCIO (d) – 18/103 - Amigos de Lísias. Auxiliares no Ministério do Esclarecimento.
LASCÍNIA (d) – 18/103 - Noiva de Lísias.
ELOÍSA (d) – 19/106 - Neta de Laura, recém-chegada do Umbral. Desencarnou por tuberculose.
ARNALDO (e) – 19/107 - ex-Noivo de Eloísa.
MARIA DA LUZ (e) – 19/108 - Amiga de ELOÍSA que acaba unindo-se a Arnaldo.
COUCEIRO (d) - 19/109 – Assistente em "Nosso Lar".
TERESA (e) – 19/109 – Mãe de Eloísa. Prestes a desencarnar.
RICARDO (e) – 21/116 – Foi marido de Laura. Há 3 anos voltou a reencarnar.
LONGOBARDO (d) – 21/117 – Assistente em "Nosso Lar".
RAFAEL (d) – 25/136 – Funcionário no Ministério da Regeneração.
GENÉSIO (d) – 26/141 – Ministro da Regeneração.
TOBIAS (d) 26/144 - Funcionário do Ministério da Regeneração (um dos principais amigos e orientadores de A. Luiz).
FLÁCUS (d) – 27/147 – Ministro em "Nosso Lar".
RIBEIRO (d) – 27/147 – Enfermo. Internado na "Câmara de Retificação".
GONÇALVES (d) – 27/147 – Assistente em "Nosso Lar".
LOURENÇO e HERMES (d) – 27/147 – Funcionários do Ministério da Regeneração.
NARCISA (d) – 27/150 – Funcionária do Ministério da Regeneração.
VENÂNCIO e SALÚSTIO (d) – 28/154 – Funcionários do Ministério da Regeneração.
VENERANDA (d) – 28/156 - Ministra mais antiga dos demais em "Nosso Lar". Só ela e o Governador já viram Jesus. Nada comenta sobre isso.
FRANCISCO (d) – 29/158 – Enfermo. Internado na "Câmara de Retificação".
PÁDUA (d) – 29/160 – Ministro da Comunicação em "Nosso Lar".
PAULINA (d) – 30/162 - Espírito de "angelical beleza fisionômica", filha de enfermo internado em "Nosso Lar".
EDELBERTO, AMÁLIA, CACILDA, AGENOR (e) – 30/164 – Irmãos de Paulina, os quatro em contendas pela herança deixada pelo pai.
JUSTINO (d) – 31/169 - Trabalhador humilde em "Nosso Lar".
IRMÃO PAULO (d) – 31/170 - Orientador dos Vigilantes em "Nosso Lar".
PADRE AMÂNCIO (e) – 34/187 - Personagem citado por uma enferma, internada desde 1888 na Câmara de Retificação, no Ministério da Regeneração.
ZENÓBIO (d) – 34/189 – Auxiliar no Ministério da Regeneração.
NEMÉSIA (d) – 34/189 – Funcionária do Ministério da Regeneração.
SILVEIRA (d) – 35/190 - Sócio do pai de A. Luiz (quando encarnados) – É samaritano em trabalhos assistenciais em "Nosso Lar".
LUCIANA (e) - 38/207 – Ex-esposa de Tobias.
HILDA (d) – 38/207 – Irmã de Tobias.
ELOÍSA (d) 39/218 – Hospedada na casa de Laura.
ELISA (d) – 40/220 - Internada na Câmara de Retificação (foi "aventura" de A. Luiz, quando encarnada)
HELVÉCIO (d) 41/229 - Trabalhador atento ao socorro (época da 2ª Guerra Mundial)
EVERARDO (e) 41/229 - Viúvo de uma residente do "Nosso Lar".
ESPERIDIÃO (d) – 41/230 – Ministro em "Nosso Lar.
BENEVENUTO (d) - 43/238 – Ministro em "Nosso Lar".
POLIDORO e ESTÁCIO (d) – Amigos de Lísias e acompanhantes de suas irmãs numa feliz audição musical no "Campo da Música".
NÍCOLAS (d) – 48/264 - Antigo servidor do Ministério do Auxílio.
Dr. ERNESTO (e) – 49/271 – É o atual marido de Zélia.
- À p. 279 há citação de "entidades espirituais", convocadas de forma ininteligível por Narcisa, as quais atendem-lhe, trazendo substâncias com emanações de eucalipto e mangueira, que são aplicadas em um enfermo encarnado, que se restabelece.
- À p. 279 há citação de "entidades espirituais", convocadas de forma ininteligível por Narcisa, as quais atendem-lhe, trazendo substâncias com emanações de eucalipto e mangueira, que são aplicadas em um enfermo encarnado, que se restabelece.
TERMOS POUCO USADOS
Termos - capítulo - página - significado
A título de colaboração, registramos abaixo o significado ou origem de alguns termos pouco usados, que eventualmente aparecem ao longo do texto de "Nosso Lar":Tolda - 10 - 59 - (subst.fem.) - cobertura sobre embarcações.
Cibo - 18 - 101 - nutrimento (comida, alimento).
Olente - 32 - 177 - odorante, perfumado.
Palanquim - 32 - 177 - rede suspensa; liteira (para transporte de pessoas).
Impende - 37 - 201 (do verbo tr. impender = caber, cumprir, tocar) – cabe.
....
Marcadores:
André Luiz,
Chico Xavier,
desencarne,
filmes,
livros,
mediunidade,
Nosso Lar,
psicografia,
Umbral
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
O Papa não estava tão errado...
José vai sair hoje à noite. Dia de festa, badalação. Ele tem direito, afinal, trabalhou a semana toda para isso! Ele pega o endereço da mulher da internet anotado no papel, as chaves do carro, a carteira... e o preservativo, claro!
José é um homem consciente. Mas será mesmo???
É só chegarem as épocas de festejos, que o governo lança campanhas e massacra com propagandas sobre prevenção. Mas qual o objetivo dessas campanhas? São eficientes?
Muitos condenam essas campanhas governamentais como fazendo apologia aos excessos. Principalmente ao sexo e à bebida. Não sem motivo, uma vez que os índices escalam as tabelas quando se trata dessas “atividades”. As campanhas não são de conscientização, e sim de prevenção. Um sociólogo, um psicólogo ou qualquer outra autoridade em assuntos comportamentais humanos, saberia definir a distinção com maestria. O povo não entende realmente o porquê da campanha, qual sua finalidade em termos de conscientização. Só é sabido que distribuem camisinhas gratuitamente em postos públicos. A produção e a distribuição estão em escala de milhões.
A posição oficial do Vaticano sobre a camisinha é de alta reprovação. O argumento do Papa Bento XVI é que o sexo deve acontecer somente em uma condição: casamento – relação monogâmica estável e com vínculos afetivos consistentes. Nessa condição, o preservativo seria “totalmente dispensável”.
É claro que a realidade das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) nos conta outra história. Não existem, no mundo, formas de imunização de 100% que não envolvam uma câmara isobárica ou uma grande bolha de plástico hermeticamente fechada... AINDA assim, a proposta dita “cafona” de buscar o amor de sua vida, ironicamente, sempre foi e ainda é a solução mais inteligente e eficaz.
Em países africanos com altíssimos índices HIV positivo, implementar a “política da distribuição gratuita de preservativos” somente agravou o quadro.
“Mas eu não tenho um(a) parceiro(a) para um relacionamento sério” ou “meu namorado/marido/ficante/cafetão/amizade-colorida não gosta de usar camisinha” ou ainda “essa é a vantagem de ser solteiro(a) cara!” – Todos esses argumentos, e outros na mesma linha, somente demonstram a necessidade de estabelecer regras individuais básicas para que cada um seja capaz de se proteger física e emocionalmente. A abstinência ou celibato, como promove a igreja, certamente que não são a opção de muitos. Em caso de instabilidade conjugal, logicamente o uso de todos os tipos de métodos contraceptivos são mais do que recomendados. Mesmo o mais leve oscilar de humor, pode repercutir no nível de acidez das regiões genitais; isso também pode causar pequenas irritações e até inflamação. Por isso usar preservativo é mesmo importante, ainda que dentro de um relacionamento estável (e lógico, a fim de evitar uma gravidez indesejada). Entretanto, não é válido lançar mão da camisinha para colocar em cheque todos os valores morais/éticos, pertinentes à sexualidade e, principalmente, o campo emocional. As DSTs não escolhem classe social, idade, sexo, etnia, origem ou religião. É vital que a pessoa entenda porque tem de se proteger e com o que está lidando. Desde a pré-história, o conhecimento sempre foi a maior ferramenta para o homem escapar de destinos trágicos.
Por outro lado, quando se fala em métodos preventivos, sempre será interessante termos atenção redobrada contra a alienação. Se todos dessem ouvidos aquele Ginecologista que apareceu na TV afirmando taxativamente “todos devem usar camisinha em todas as suas relações” a espécie humana estaria condenada (eu espero que nunca ouçam...). É preciso, como tudo na vida, discernir com ponderação e eloquência: quem se encaixa no grupo de risco de contágio de DSTs? Todos. Certo; mas e os que apresentam maior chance, devido ao modo de vida? Ok, QUALQUER um que mude de parceiro num intervalo de seis meses ou menos. Esse texto não tem pretensões de entrar no mérito religioso das proibições e pecados. Cada um decide o melhor para si. Considerando, entretanto, que você esteja realmente buscando manter-se sadio e viver sem preocupações, a receita sempre deverá ser evitar exposição a fatores de risco. Conheceu um alguém especial? Muito bem, segure a empolgação. Conheça melhor a pessoa, converse, divirta-se, namore bastante! Deixe a relação de lado o quanto puder. Não deu certo? Pena. Mas ao menos você está saudável e pronto(a) para outra!
Sim, não tem como acertar sempre. Mas prevenir é melhor do que remediar e a melhor prevenção se faz com informação. Busque tudo que seja relativo ao tema, entenda o que deve ser feito. Divida com amigos, irmãos, pais, filhos... todo mundo! Sexo com amor é ótimo, mas não sexo com doenças que podem levar a infecções, feridas terríveis, deformidades, humilhação, amputações, aleijamentos, insanidade e morte.
Seja consciente E prevenido. Respeite a sua vida e, de preferência, a dos outros também. Sexo é vida, desde que não implique em doenças fatais.
Não concorde com esse texto, nem com o Papa, nem com o médico da televisão. Questione e sempre procure suas próprias respostas. Pesquise. Converse. Troque ideias e informações. Somente assim nós iremos realmente absorver o conhecimento a fim de aplicarmos em nossa vida, na prática.
---
Abraços a todos!
José é um homem consciente. Mas será mesmo???
É só chegarem as épocas de festejos, que o governo lança campanhas e massacra com propagandas sobre prevenção. Mas qual o objetivo dessas campanhas? São eficientes?
Muitos condenam essas campanhas governamentais como fazendo apologia aos excessos. Principalmente ao sexo e à bebida. Não sem motivo, uma vez que os índices escalam as tabelas quando se trata dessas “atividades”. As campanhas não são de conscientização, e sim de prevenção. Um sociólogo, um psicólogo ou qualquer outra autoridade em assuntos comportamentais humanos, saberia definir a distinção com maestria. O povo não entende realmente o porquê da campanha, qual sua finalidade em termos de conscientização. Só é sabido que distribuem camisinhas gratuitamente em postos públicos. A produção e a distribuição estão em escala de milhões.
A posição oficial do Vaticano sobre a camisinha é de alta reprovação. O argumento do Papa Bento XVI é que o sexo deve acontecer somente em uma condição: casamento – relação monogâmica estável e com vínculos afetivos consistentes. Nessa condição, o preservativo seria “totalmente dispensável”.
É claro que a realidade das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) nos conta outra história. Não existem, no mundo, formas de imunização de 100% que não envolvam uma câmara isobárica ou uma grande bolha de plástico hermeticamente fechada... AINDA assim, a proposta dita “cafona” de buscar o amor de sua vida, ironicamente, sempre foi e ainda é a solução mais inteligente e eficaz.
Em países africanos com altíssimos índices HIV positivo, implementar a “política da distribuição gratuita de preservativos” somente agravou o quadro.
“Mas eu não tenho um(a) parceiro(a) para um relacionamento sério” ou “meu namorado/marido/ficante/cafetão/amizade-colorida não gosta de usar camisinha” ou ainda “essa é a vantagem de ser solteiro(a) cara!” – Todos esses argumentos, e outros na mesma linha, somente demonstram a necessidade de estabelecer regras individuais básicas para que cada um seja capaz de se proteger física e emocionalmente. A abstinência ou celibato, como promove a igreja, certamente que não são a opção de muitos. Em caso de instabilidade conjugal, logicamente o uso de todos os tipos de métodos contraceptivos são mais do que recomendados. Mesmo o mais leve oscilar de humor, pode repercutir no nível de acidez das regiões genitais; isso também pode causar pequenas irritações e até inflamação. Por isso usar preservativo é mesmo importante, ainda que dentro de um relacionamento estável (e lógico, a fim de evitar uma gravidez indesejada). Entretanto, não é válido lançar mão da camisinha para colocar em cheque todos os valores morais/éticos, pertinentes à sexualidade e, principalmente, o campo emocional. As DSTs não escolhem classe social, idade, sexo, etnia, origem ou religião. É vital que a pessoa entenda porque tem de se proteger e com o que está lidando. Desde a pré-história, o conhecimento sempre foi a maior ferramenta para o homem escapar de destinos trágicos.
Por outro lado, quando se fala em métodos preventivos, sempre será interessante termos atenção redobrada contra a alienação. Se todos dessem ouvidos aquele Ginecologista que apareceu na TV afirmando taxativamente “todos devem usar camisinha em todas as suas relações” a espécie humana estaria condenada (eu espero que nunca ouçam...). É preciso, como tudo na vida, discernir com ponderação e eloquência: quem se encaixa no grupo de risco de contágio de DSTs? Todos. Certo; mas e os que apresentam maior chance, devido ao modo de vida? Ok, QUALQUER um que mude de parceiro num intervalo de seis meses ou menos. Esse texto não tem pretensões de entrar no mérito religioso das proibições e pecados. Cada um decide o melhor para si. Considerando, entretanto, que você esteja realmente buscando manter-se sadio e viver sem preocupações, a receita sempre deverá ser evitar exposição a fatores de risco. Conheceu um alguém especial? Muito bem, segure a empolgação. Conheça melhor a pessoa, converse, divirta-se, namore bastante! Deixe a relação de lado o quanto puder. Não deu certo? Pena. Mas ao menos você está saudável e pronto(a) para outra!
Sim, não tem como acertar sempre. Mas prevenir é melhor do que remediar e a melhor prevenção se faz com informação. Busque tudo que seja relativo ao tema, entenda o que deve ser feito. Divida com amigos, irmãos, pais, filhos... todo mundo! Sexo com amor é ótimo, mas não sexo com doenças que podem levar a infecções, feridas terríveis, deformidades, humilhação, amputações, aleijamentos, insanidade e morte.
Seja consciente E prevenido. Respeite a sua vida e, de preferência, a dos outros também. Sexo é vida, desde que não implique em doenças fatais.
Não concorde com esse texto, nem com o Papa, nem com o médico da televisão. Questione e sempre procure suas próprias respostas. Pesquise. Converse. Troque ideias e informações. Somente assim nós iremos realmente absorver o conhecimento a fim de aplicarmos em nossa vida, na prática.
---
Abraços a todos!
Marcadores:
dst,
juventude,
relacionamentos,
sexualidade
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Direitos de todo ser humano sobre sua sexualidade
Fizemos aqui uma compilação dos Direitos de todo ser humano sobre sua sexualidade como complemento ao post sobre o tema debatido na Semana dos Jovens com Neide Gil dos Reis em 30/07/10.
1. Direito à Liberdade Sexual: diz respeito à possibilidade dos indivíduos em expressas seu potencial sexual. No entanto, aqui se excluem todas as formas de coerção, exploração e abuso em qualquer época ou situação da vida.
2. Direito à Autonomia Sexual – integridade e segurança do corpo: envolve habilidade de uma pessoa em tomar decisões autônomas sobre a própria vida sexual num contexto de ética pessoal e social. Também inclui o controle e o prazer de nossos corpos livres de tortura, mutilações e violência de qualquer tipo.
3. Direito à Privacidade Sexual: contempla o direito de decisão individual e aos comportamentos sobre intimidade desde que não interfiram nos direitos sexuais de outras pessoas.
4. Direito à Igualdade Sexual: liberdade de todas as formas de discriminação, independentemente do sexo, gênero, orientação sexual, idade, raça, classe social, religião, deficiências mentais ou físicas.
5. Direito ao Prazer Sexual: prazer sexual, incluindo autoerotismo, é uma fonte de bem estar físico, psicológico, intelectual e espiritual.
6. Direito à Expressão Sexual: a expressão sexual é mais que um prazer erótico ou atos sexuais. Cada individuo tem o direito de expressar a sexualidade através da comunicação, toque, expressão emocional e amor.
7. Direito à Livre Associação Sexual: significa a possibilidade de casamento ou não, ao divorcio e ao estabelecimento de outros tipos de associações sexuais responsáveis.
8. Direito às Escolhas Reprodutivas Livres e Responsáveis: é o direito em decidir em ter ou não filhos, o numero e tempo entre cada um, e o direito total ao s métodos de regulação da fertilidade.
9. Direito à Informação Baseada no Conhecimento Cientifico: a informação sexual deve ser gerada através de um processo cientifico e ético, e disseminado em formas apropriadas e a todos os níveis sociais.
10. Direito a Educação Sexual Compreensiva: este é um processo que dura a vida toda, desde o nascimento, e deveria envolver as instituições sociais.
11. Direito à Saúde Sexual: o cuidado com a saúde sexual deveria estar disponível para a prevenção e o tratamento de todos os problemas sexuais, preocupações e desordens.
---
DIREITOS SEXUAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Partindo da experiência dos seus próprios projetos e da luta pela promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes o IBISS (Instituto Brasileiro de pró-Sociedade Saudável) acredita que:
1. Crianças e adolescentes têm o direito de serem ouvidos, respeitados e atendidos em suas legitimas reinvindicações;
1. Crianças e adolescentes têm o direito de serem ouvidos, respeitados e atendidos em suas legitimas reinvindicações;
2. Crianças e adolescentes têm o direito a uma educação que promova a condição de ser em formação, garantindo um desenvolvimento pleno e saudável;
3. A criança tem o direito de conhecer seu corpo;
4. A criança tem o direito de descobrir sua masculinidade/feminilidade;
5. O adolescente tem direito à descoberta e ao exercício de sua sexualidade junto aos seus pares;
6. O adolescente tem o direito a livre expressão de sua orientação afetivo-sexual;
7. O adolescente tem o direito a relação consensual amorosa;
8. Crianças e adolescentes têm o direito a dizer não a toda forma de abuso e exploração sexual, seja incesto, pornografia ou prostituição;
9. Crianças e adolescentes têm o direito a dizer não a toda forma de violência e maus tratos seja verbal, físico ou psicológico.
---
O respeito aos direitos de todos em nossa individualidade sexual e o combate a qualquer tipo de violência é um dever de todos!
Beijos e abraços.
Marcadores:
direitos humanos,
juventude,
semana dos jovens,
sexualidade
domingo, 15 de agosto de 2010
Sarauta 2010
Sarau no Auta de Souza
Saudações Amigos!!!
Venho hoje, neste domingo convidar a todos a participar da festa de comemoração de 35 anos do Grupo Espírita Auta de Souza com um maravilhoso Sarau.
A entrada é gratuita e basta comparecer no dia 12/09/2010 a partir das 16h, seja para apresentar-se ou para assistir.
Abaixo nosso cartaz de divulgação para mais informações.
Beijos e abraços.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Sexualidade, Saúde, Responsabilidade e Prazer
Porque ter o passaporte não implica em usá-lo!
Palestrante: Neide Gil dos Reis
Educadora de jovens, atuando na área de orientação sexual, trazendo relatos de situações de DST's entre causas e efeitos e também sobre a Doutrina Espírita.
Semana dos Jovens - 30/07/2010 às 20h.
SEXO E DESTINO - André Luiz e Waldo Vieira (Capítulo IX)
• As tarefas da renovação íntima só podem ser bem avaliadas pela Espiritualidade.
• Na Espiritualidade o sexo é tido como atributo divino!
EVENGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (Capítulo V)
Espíritas, Instruí-vos ! "Mas aquele Consolador, o santo Espírito que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." - Jesus - João 14:26
"Espíritas, amai-vos! Este o primeiro ensino! Instruí-vos, este o segundo."
Não indisciplina, mas controle.
Não proibição, mas educação.
Não abstinência imposta, mas emprego digno, com o devido respeito aos outros e a si mesmo.
"Na praça repleta de acusadores, escribas e fariseus apresentaram-lhe sofredora mulher que diziam haver apanhado em transgressão, ao mesmo tempo que o inquiriam:
- Mestre, esta mulher foi encontrada em adultério.
- A lei manda apedrejar.
- Tu, porém, que dizes?
O Mestre contemplou demoradamente os zeladores de Moisés, e, porque nada mais adiantaria explicar-lhes ao cérebro embotado de preconceitos, disse-lhes:
- Quem estiver sem pecado, atire a primeira pedra."
HOMOSSESUALIDADE – EMMANUEL
“Homossexualidade, também hoje chamada transexualidade, em alguns círculos de ciência, definindo-se, no conjunto de suas características, por tendência da criatura para a comunhão afetiva com uma outra criatura do mesmo sexo, não encontra explicação fundamental nos estudos psicológicos que tratam do assunto em bases materialistas, mas é perfeitamente compreensível, à luz da reencarnação.”(...)
CHICO XAVIER
“Não vejo pessoalmente qualquer motivo para criticas destrutivas e sarcasmos incompreensíveis para com nossos irmãos e irmãs homossexuais, a nosso ver, claramente iguais as tendências heterossexuais que assinalam a maioria das criaturas humanas. Em minhas noções de dignidade do espírito, não consigo entender porque razão esse ou aquele preconceito social impedirá certo número de pessoas de trabalhar e de serem úteis a vida comunitária, unicamente pelo fato de haverem trazido do berço características psicológicas e fisiológicas diferentes da maioria." (...)
Sexualidade: Conceito da Organização Mundial de Saúde - OMS
“A sexualidade forma parte integral da personalidade de cada um. É uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado dos outros aspectos da vida. Sexualidade não é sinônimo de coito e não se limita à presença ou não do orgasmo. Sexualidade é muito mais do que isso, é a energia que motiva a encontrar o amor, o contato e a intimidade e se expressa na forma de sentir, na forma de as pessoas tocarem e serem tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e tanto a saúde física como a mental. Se a saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada como um direito humano básico.”
Construção dos alicerces da sexualidade no sujeito
> Infância:
Um dos alicerces da sexualidade é a sua própria natureza, desde a sua concepção
> Capacidade de se ligar afetivamente
> A identidade sexual, confiança em si e no outro
>A permissão ao prazer sexual
> A imagem corporal – auto estima
> Os limites, normas sociais e valores morais
A construção da educação sexual
> Família – maneira informal, repassando valores e crenças;
> Escola – reforçando ou desencorajando um comportamento ligado aos papéis sexuais, transmitindo valores mais ou menos rígidos, de acordo com sua cultura e as crenças dos profissionais e
> Sociedade – Maior abertura para perguntas sobre sexo, programas de tv/filmes, revistas, documentários, internet, comportamento de pessoas que têm significado para eles.
Para orientar – Saber ouvir
> Conhecer a realidade da criança/adolescente
> Identificar as suas necessidades
> Criar um elo afetivo na relação estando aberto a troca de informações, questionamentos.
> Comprometer-se com a proposta ( trabalho de orientação sexual nas escolas) e respeitar com ética, os assuntos abordados mantendo sigilo.
> Favorecer a troca de informações sem restrições a qualquer assunto.
> Elaborar dinâmicas para abordar os temas.
"Começo a conhecer-me. Não existo.
Sou intervalo entre o que desejo ser e os outros me fizeram,
Ou metade desse intervalo, porque também há vida...
Sou isso, enfim ...
Apague a luz, feche a porta
E deixe de ter barulhos de chinelos no corredor.
Fique eu no quarto só com o grande sossego de mim mesmo.
É um universo barato."
Sou intervalo entre o que desejo ser e os outros me fizeram,
Ou metade desse intervalo, porque também há vida...
Sou isso, enfim ...
Apague a luz, feche a porta
E deixe de ter barulhos de chinelos no corredor.
Fique eu no quarto só com o grande sossego de mim mesmo.
É um universo barato."
Álvaro de Campos
Sexualidade na Adolescência (10 a 18 anos)
>> Aspectos Físicos
Puberdade, Mudanças Hormonais.
As glândulas sexuais, também chamadas gônadas são:
- No homem: os dois testículos que produzem testosterona;
- Na mulher: os dois ovários que fabricam estrogênio e progesterona, hormônios que comandam o ciclo menstrual. A testosterona e o estrogênio são responsáveis pelo aparecimento das características sexuais secundárias, que conferem respectivamente status de homem ou mulher ao indivíduo.
Os genitais se transformam
- Mamas
- Ginecomastia
- Pêlos
- Voz
- Estirão
- Menstruação
- Ovulação
- Ciclo menstrual
- Espermatogênese
“O adolescente é grande demais para as pequenas coisas e pequeno demais para as grandes coisas”
Içami Tiba
>> Adolescência: inicia com as mudanças físicas da puberdade.
Já ocorreram modificações no modo de pensar, permitindo que o jovem:
- Assimile as mudanças corporais gradativas, mas definitivas;
- Comece a se situar no mundo com os novos papéis que fazem parte se sua realidade;
- Viva a ONIPOTÊNCIA PUBERTÁRIA;
- Questione e comece a mexer em valores, leis estabelecidas e conflitos encobertos. Exige dos pais e do grupo social um novo olhar.
- Ele precisa de apoio afetivo, solidariedade, estímulos. A auto-imagem e auto-estima devem ser positivas, garantindo aos mesmos liberdade para discutirem suas sensações, angústias e dúvidas, seus planos e idéias devem ser respeitados.
Métodos Anticoncepcionais
1. Preservativo Masculino
2. Preservativo Feminino
3. Diafragma
4. DIU - Dispositivo Intra Uterino
5. Espermicidas
6. Pílula
7. Pílula Anticoncepcional Vaginal - PAV
8. Método Billings ou Muco Cervical do Período de Ovulação
9. Método OGINO-KNAUSS ou Tabelinha
10. Temperatura Basal - Alteração da Temperatura Corporal Durante a Ovulação
11. Coito Interrompido
12. Laqueadura
13. Vasectomia
Gravidez na adolescência - Aborto
Desde 1980 aumentou em 15% o número de nascimento entre mães com 15 e 19 anos de idade, segundo o IBGE. São cerca de 700 mil garotas se tornando mães a cada no. 1,3% de todos os partos são de meninas de 10 a 14 anos (Dados coletados no Informativo ANDI - Agência de Notícias dos direitos da Infância), ano 6, n°277, setembro 2002.
A legislação brasileira só permite o aborto em casos de estupro ou quando a gravidez põe em risco a vida da mãe.Como sua prática é proibida, na maioria das vezes ele é feito em condições precárias de higiene e segurança, engrossando as estatísticas sobre as mortes de mulheres.
É necessário o diálogo constante, trazendo a tona os valores de cada um e respeitando-os ética e moralmente.
Importante saber que o aborto pode ser espontâneo, quando o corpo interrompe naturalmente uma gestação ou provocado, quando a interrupção da gravidez é voluntária.
Desenvolvimento do Trabalho
- Dinâmica de grupo
- Aulas expositivas com debates
- Teatro, filmes, música
- Dramatização
- Explicitar os conflitos, propiciando os espaços para se trabalhar as singularidades.
- A cada encontro, perceber as necessidades do grupo e colocá-las para análise.
- Não fechar questão.
Doenças Sexualmente Transmissíveis
DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são doenças infecciosas que são contagiosas, ou seja, passam de uma pessoa para outra e geralmente através de contato sexual.
Isto ocorre porque no relacionamento sexual há troca de secreções e o contato entre as mucosas dos órgãos genitais ( pênis, vulva, vagina e ânus). Também podem ser adquiridas pelo contato dos lábios, dos órgãos genitais ou do ânus, com a superfície contaminada de banheiras, vasos sanitários, ou mesmo copos, e até pelo uso de roupas íntimas que tenham tido contato com algum causador dessas doenças.
> HPV
> HERPES
> SÍFILIS> GONORRÉIA> HIV> HEPATITE C E B
>> HEPATITE C
Contaminação através da transfusão de sangue ou derivados de sangue, ou compartilhando agulhas com usuários de droga que eram infectados com hepatite C.
Segmentos expostos à hepatite C: trabalhadores de serviços médicos e de laboratórios de exames, pacientes submetidos a hemodiálise; pessoas que perfuram o corpo para colocar piercings; navalhas, cortadores de unhas, alicates, pessoas que fizeram tatuagens ou que trataram as mãos e os pés com equipamentos não-esterelizados corretamente.
Posso pegar hepatite C ao fazer sexo?
Devemos observar que nas pessoas com múltiplos parceiros sexuais, existem chances de contaminação por muitas outras doenças sexualmente transmissíveis, as quais podem levar junto a hepatite C. Apesar disso, para evitar ser contaminado com a Hepatite C, AIDS, Hepatite B, gonorréia, clamídia, sifílis e muitas Doenças Sexualmente Transmissíveis, usar sempre camisinha. É a melhor das prevenções.
>> SÍFILIS – Bactéria Treponema pálido
- Lesão única que não dói, coça ou arde na região do pênis, vagina, vulva, ânus, boca, ou seja, de acordo com o local que o treponema penetrou. Aparece após 3 semanas do contato sexual com o parceiro infectado. Na sífilis secundária, podem aparecer manchas vermelhas e lesões na pele, queda de cabelos, mal-estar geral, ínguas no corpo, febre e dores nas juntas.
- Na terciária, problemas neurológicos, cardiopatia e demência.
- Transmissão: relação sexual (genital, oral e anal); contato direto com as lesões, transfusões de sangue contaminado; de mãe para filho (gestação).
>> Condiloma acuminado – HPV (crista de galo)
Bactéria Haemophilus ducreyl
Transmissão: relação sexual, contato com as lesões que são altamente contagiosas.
Lesões: em forma de verrugas, parecidas com couve flor, que aparecem na região genital ou anal.Feridas com pus na glande, na vagina e no colo do útero corrimento vaginal.
Sintomas: dor ao urinar e ao defecar; sangramento no reto, dor durante a relação sexual.
As feridas podem se romper e contaminar outras partes do corpo. Podem deixar cicatrizes extensas e permanentes, prejudicando a atividade sexual futura.
>> Candidíase
Bactéria : fungo Candida albicans
Bactéria : fungo Candida albicans
Transmissão : relação sexual, alguns desequilíbrios do organismo que podem, no caso da diabetes, favorecer seu aparecimento e proliferação.
Contaminação a partir do intestino, por falta de higiene adequada.
Sintomas – corrimento branco leitoso e espesso, coceira, irritação da vulva e vagina que ficam avermelhadas, inchadas, dor durante o ato sexual e ao urinar(mulher). No homem, ardência na micção, raramente um corrimento esbranquiçado.
>> Gonorréia (Blenorragia)
Bactéria – Neisseria gonorrhoeae
Transmissão – relação sexual, genital, oral ou anal, de mãe para filho na hora do parto, contato direto com a secreção ou mucosas infectadas.
Sintomas – em homens surge na uretra, um corrimento purulento amarelo esverdeado, pode haver ardência ao urinar, ocorre inflamação na garganta e do ânus. Nas mulheres só se percebem quando a bactéria já alcançou ovários e trompas, provocando dores no baixo ventre, cólicas e febre.
Pode causar esterilidade no homem como na mulher. A mãe pode transmitir a doença para o bebe no parto. O bebê terá infecção no globo ocular que, em muitos casos leva a cegueira total ou parcial.
>> Herpes Genital
Bactéria herpesvirus hominis tipo II (o tipo I causa o Herpes Labial)Transmissão – relação sexual, contato direto com bolhas ou feridas abertas que estejam infectadas; durante o parto.
Sintomas – pequenas bolhas doloridas na região genital, que se rompem formando feridas extensas que causam dor. Acompanha febre, músculos doloridos, virilhas inchadas, queimação ao urinar.
As bolhas desaparecem sem deixar sinal, mas o vírus continua no corpo e pode atacar no futuro, após contato sexual, em situações de fadiga, esforço exagerado, infecções, exposições a luz solar, traumatismos, menstruação e gravidez.
Obs. Não existe tratamento para eliminar o vírus. Se a infecção acontece nos primeiros meses de gravidez aumenta o risco de aborto.
>> AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)
Agente Causador: Vírus HIV I e II
Transmissão : Relação sexual, transfusão de sangue e derivados contaminados; agulhas e seringas contaminadas; de mãe para filho durante a gestação, no parto e na amamentação.
Sintomas: Suores noturnos, calafrios, cansaço profundo, apatia, depressão, inchaço de gânglios em todo corpo; tosse; diarréia prolongada; emagrecimento exagerado; manchas avermelhadas na pele; febre permanente. Esses sintomas precisam de análise em conjunto, por se suspeitar de infecção pelo vírus da Aids.
Solidariedade e Amor
"...Que o teu silêncio me fale cada vez mais (solidariedade)
Porque metade de mim é abrigo, a outra metade é cansaço.
Que a arte nos aponte uma resposta mesmo que ela não saiba, e que ninguém a tente complicar, porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia, a outra metade é canção.
E que a minha loucura seja perdoada, porque metade de mim é amor e a outra metade também."
"...Que o teu silêncio me fale cada vez mais (solidariedade)
Porque metade de mim é abrigo, a outra metade é cansaço.
Que a arte nos aponte uma resposta mesmo que ela não saiba, e que ninguém a tente complicar, porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéia, a outra metade é canção.
E que a minha loucura seja perdoada, porque metade de mim é amor e a outra metade também."
Osvaldo Montenegro
Cuidados
- Usar camisinha sempre, do começo ao fim da relação sexual- Nunca usar calcinhas, cuecas, biquínis ou calções de banho de outras pessoas.- A qualquer sintoma procurar sempre um médico.
SEXUALIDADE E PRAZER
- Estímulos despertam e alimentam o desejo sexual- Diálogo relatando seus medos, receios, fantasias, estabelecendo a intimidade que deve permear todo relacionamento sexual- Evitar tensões- Ambiente tranqüilo- Não queimar etapas
Bibliografia e créditos- Curso de Sexualidade – SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO- GTPOS- Kaplan. Manual do jogo do corpo:livro do professor: Orientação sexual para adolescentes, 2a. Ed. São Paulo: Instituto Kaplan, 2000- Rappaport, Clara. Encarando a Adolescência, Editora Ática, São Paulo, 8ª edição, 7ª impressão, 2003- Internet- JEI – EMEFM “VEREADOR ANTONIO SAMPAIO” – GRUPO DE ORIENTAÇÃO SEXUAL – Coordenação Profa. Maria Aparecida- EMEFM “ PROFESSORA CÉLIA REGINA LEKEVICIUS CONSOLIN”- Caetano Veloso, “Júlia / Moreno”, in: Araçá Azul.- Rita Lee, “Amor e Sexo”, in: Balacobaco.- CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - TEXTOS E CONTEXTOS- FORUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO (Trabalho com DV)- FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DO GOCERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO (GESTÃO LILA COVAS – CASA DA SOLIDARIEDADE)
Marcadores:
André Luiz,
Chico Xavier,
dst,
Emmanuel,
Evangelho,
juventude,
Neide Gil dos Reis,
semana dos jovens,
sexualidade
Assinar:
Postagens (Atom)