Atenção!


Informamos que o Grupo Espírita Auta de Souza retomou suas atividades e contamos com a presença de todos a participarem das atividades da casa como palestras, passe, atendimento fraterno, atendimento espiritual, cursos, entre outras.


Todas as sextas-feiras a partir das 19h00.


Rua Força Pública, 268/274, bairro Santana - São Paulo /SP


Altura do número 1205 da Rua Voluntários da Pátria

"Lembra-te deles, os quase loucos de sofrimento, e trabalha para que a Doutrina Espírita lhes estenda socorro oportuno. Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação".

Trecho retirado do livro Estude e Viva – FEB 9ª edição, cap. 40. Chico Xavier/Waldo Vieira. Pelos espíritos Emmanuel/André Luiz.

Campanha Segunda Sem Carne

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Cidadania e Política

O futuro está nas mãos dos jovens.

Palestrante: Leonardo Kurcis
 
Porta-voz da Doutrina: Alexandro Chazan

Porta-voz dos Jovens: Andréa Lagareiro / Tatiana Quaglio (no blog)

Palestra realizada em 28/07/2010 às 20h - Semana dos Jovens 2010.

>> Cidadania (do latim, civitas, "cidade")
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade Cidadania, direitos e deveres.

>> Política 
Denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa). Nos regimes democráticos,a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.

A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".

O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.

O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado "Πολιτεία" (Politeía).

-----

O que é ser um jovem cidadão?

“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social."

(DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14)

As transformações sociais, culturais, comportamentais aconteceram com a participação incisiva dos jovens.

Os jovens atuam na história do Brasil como atores da construção desta sociedade, ainda que nem sempre reconhecidos. A própria história do país carrega em suas páginas capítulos fundamentais e decisivos com a participação dos jovens.

Cidadania e Responsabilidade Social

"A consistência do Estado, portanto, vai depender fundamentalmente da cidadania. Sobretudo, é indispensável que os jovens sejam educados no conhecimento prático das leis que regem o convívio social e dos organismos públicos que lhes asseguram a promulgação e a aplicação, para que possam participar efetivamente do dever de todos de manter o Estado em continuidade com as exigências da sociedade."

Luciano Pereira dos Santos e Lucrecia Anchieschi

O que é Responsabilidade Social? 

Diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

Existem várias outras definições para o termo responsabilidade. Podemos citar, entre elas, as seguintes:

Alguns sociólogos entendem como sendo responsabilidade social a forma de retribuir a alguém, por algo alcançado ou permitido, modificando hábitos e costumes ou perfil do sujeito ou local que recebe o impacto.

Podemos citar um exemplo: a implantação de uma fábrica em uma determinada localidade, cujo espaço era utilizado pelos moradores como pasto para seus animais, ocasionando perda desse acesso, exigindo a criação de novas forma de alcançar o que estava posto e estabelecendo um novo cenário para o local.

Como compensar aos nativos e a natureza por essa "invasão"? Aplica-se no caso atos contínuos que possam de uma forma adequada compatibilizar a perda dos antigos moradores com meios compensatórios de forma a evitar o máximo de mudanças bruscas.

Leia mais sobre o assunto em http://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade_social

Cidadania, Direitos e Deveres: Como Tudo na Vida.

No exercício da cidadania, a participação do jovem amplia os espaços públicos, assim acabando com o individualismo na sociedade política. O eleitor jovem deve compreender que a política faz parte do nosso dia-dia e é fundamental para sobrevivência da sociedade. Devemos aumentar a participação da juventude nos debates políticos.

A Verdadeira Política Nada Tem a Ver Com o Que se Observa Hoje


A ideia da Política é ter uma forma de organizar a sociedade, em seus diversos âmbitos evitando que chegue a um caos sem ordem ou a uma bagunça tratando da convivência dos diferentes. E isso a torna tão complexa e consequentemente, interessante.

A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população.

A política na atualidade, encontra-se bastante deteriorada. Precisando urgentemente de uma reforma. Com mais responsabilidade partidária, com mais definições e execuções dos seus representantes.

A Importância de Entender de Política: Voto Consciente


Os números mostram cada vez mais que os jovens que não são obrigados a votarem, 16 e 17 anos, estão votando.

Fica claro que se o voto não fosse obrigatório o processo seria mais legítimo e a participação não seria pequena.

Há uma juventude que quer ter orgulho do país em que vive e vê no processo eleitoral uma forma de influir no rumo que vai sendo assumido.

Sustentabilidade e Meio Ambiente

Sustentabilidade é uma forma de pensamento sistêmico , relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:
- ecologicamente correto;
- economicamente viável;
- socialmente justo; e
- culturalmente aceito.

Um exemplo real de comunidades humanas que praticam a sustentabilidade em todos níveis são as ecovilas.

Ainda são grandes os desafios a superar, mas desde 2003 as políticas públicas de juventude no Brasil vêm avançando visivelmente. Ao mesmo tempo, as questões socioambientais estão cada vez mais em pauta no cotidiano da sociedade. A consequência positiva é que o tema meio ambiente ganha importância nos debates sobre as condições juvenis e estas ganham relevância no debate ambiental.

A iniciativa dos jovens, principalmente por seu caráter não apenas reativo, mas propositivo e inovador, deverá ser o elemento que pautará o fortalecimento das relações políticas e ambientais no país e no mundo.
-----

O que a Doutrina Espírita nos diz a respeito?



Mesmo o espírita, uma vez estando encarnado, se deixa levar muito pelas limitadas capacidades sensoriais físicas para interagir com seu mundo. Todas essas experiências carnais com as quais lidamos diariamente a fim de concluírmos nossa meta reencarnatória são necessárias para nosso desenvolvimento. Mas não podemos nos deixar levar por isso, e esquecermo-nos do nosso verdadeiro lar. Nossa pátria.

Lá é de onde provém todos os conhecimentos, ciências, virtudes... E até vicissitudes. O universo físico é o barro, os espíritos são os oleiros, nossa herança divina nos assegura, e os pensamentos são as habilidosas mãos. Podemos reconhecer a habilidade do oleiro observando seu vaso, sua obra; porém, como observador vulgar, nunca poderemos definir sua integridade ou envergadura moral.

A política não é deste mundo (mundo material). As leis dos homens são um mero reflexo, uma vã tentativa de exprimir essa força que já vive dentro de nós todos. Sendo um reflexo, mesmo que pueril, embaçado, tosco, trata-se da iniciativa do homem em alinhar-se com as leis divinas. Qualquer tentativa de criticar, condenar ou diminuir essa manifestação do homem, enquanto ser falível e em aprendizado, estará levantando-se contra nosso querido Pai, o perfeito juiz e arquiteto das leis que prevêm toda essa transição na civilização humana. Tudo tem um porquê, um propósito e uma senda. É através da pura razão que chegamos nesse argumento, ao observarmos a ínfima parte da sabedoria de Deus sustentando todas as estrelas do firmamento.

Podemos melhorar? De certo que sim. Podemos, claro, desenvolver sistemas sócio-políticos que exprimam melhor os desígnios do Pai. Menos embaçados, menos rudimentares. No entanto, melhores ferramentas refletem um melhor entendimento, disciplina e obediência. Enquanto caminhamos, devemos aprender com o mais rústico, para valorizarmos efetivamente o mais sofisticado.

O amor de Deus se mostra debaixo de cada grão de areia, nos detalhes mais inimagináveis para nossa filosofia mundana. Aprender a amar três vezes: a nosso querido Pai, a nós mesmos e a todos os nossos próximos, nossos irmãos. Esse é o objetivo máximo que galgamos através de nossas lutas e das nossas leis.

Aceitar nossa condição moral precária no contexto evolutivo é o primeiro passo para a humildade. Trabalhar incansavelmente para superar essa condição e criar um estado melhor de consciência é o segundo.
Alexandro Chazan
------

O que os jovens nos dizem a respeito?

Cidadania e Política são temas que, na minha opinião, são pouco compreendidos, mas que vamos juntos, aos poucos, melhorando e aprimorando esta compreensão. Penso inclusive que separar cidadania de política, e estes de responsabilidade social é uma redundância mortal, no entanto, que se faz necessário para o momento em que vivemos.

O que quero dizer, é que política não se exerce apenas em ano eleitoral quando temos por "obrigação escolher" um dirigente para nossa nação. Não, é muito mais do que isso. Analisando nosso cotidiano de forma bastante racional e imparcial (como se nos observássemos de longe) a política está em todo lugar, em cada pequena e trivial decisão tomada, desde acordar às 06h da manhã porque é bom para poder chegar ao trabalho em tempo, como até decidir mudar tudo de uma vez só, mesmo que tendo de enfrentar muitas provações e dificuldades.

Ser cidadão está muito além de deixar de jogar lixo na calçada porque é mais bonito passear por ruas "limpas". Cidadania está na essência de viver pois fazer bem aos outros e ajudá-los não deve ser feito só porque é o correto, mas porque faz bem a nós mesmos, nos eleva, nos faz melhor, nos ajuda também como crescimento, como melhora.

Para finalizar posso dar um exemplo pessoal e bastante recente, em 2008 foi minha primeira eleição a votar, e não satisfeita resolvi candidatar-me a mesária. Inicialmente porque parecia legal ganhar 2 dias de folga por dia trabalhado. E quando fui ao treinamento dado pela Justiça Eleitoral percebi a grandeza deste evento e importância dos convocados a prestar serviço na mesa receptora. Ao invés de reconhecer isso, grande maioria dos convocados apenas criticam aos instrutores "quando é que eu deixarei de vir trabalhar?"


Vejam o nosso compromisso: ao início do dia temos que conferir a urna eletrônica para garantir de que não existe nenhum voto registrado antes do primeiro eleitor; não pode existir nenhum material de divulgação dos candidatos dentro da sala, seja adesivos, folhetos, anotações, etc.; os representantes de partidos não podem permanecer dentro das salas para impedir possíveis influências no voto; o primeiro eleitor não pode ser um dos mesários; em caso de algum eleitor esquecer o código do candidato escolhido, o mesário não pode auxiliá-lo a recordar-se, podendo apenas a auxiliar quanto do procedimento do voto (tecla numérica, anular, cancela, enter, etc.).

Todas estas regras tem por fim proteger o direito de escolha própria e de voto dos cidadões para com sua nação.

Neste ano 2010 serei novamente, e desta vez com maior consciência e satisfação.
Tatiana Quaglio

-----
Projetos Importantes: Participação do Jovem na Política Brasileira

Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo


Resolução nº 798, de 02 de setembro de 1999:


O Parlamento Jovem Paulista foi instituído pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo com o objetivo principal de possibilitar aos nossos estudantes uma visão de alguns aspectos da democracia.


A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.


C o n t a t o s


Telefone: 0xx11 - 3886.6017


E-mail: pjovem@al.sp.gov.br


Site: http://www.al.sp.gov.br/portal/site/Internet/menuitem.0f90aee4d5d22539c44381a3f20041ca/?vgnextoid=4b15671976067110VgnVCM100000590014acRCRD
------


O Mês de Mobilização Nacional da Juventude pelo Meio Ambiente tem um objetivo muito simples e claro: envolver jovens de todo o Brasil no debate e formulação de diretrizes da Política e do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente, estimulando e apoiando intervenções diversas em todos os cantos do país.


A iniciativa é dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente e da Secretaria Nacional de Juventude. A Mobilização Nacional conta também com parceria da REJUMA – Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade e dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente.


Site: http://www.juventudepelomeioambiente.org.br/pg/expages/read/About/
-----


Inaugurado em 27 de março de 2006, o Centro Cultural da Juventude – CCJ, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, é o maior centro público dedicado aos interesses da juventude paulistana. São 8.000 metros quadrados de arquitetura moderna e arejada, reunindo biblioteca, anfiteatro, teatro de arena, sala de projetos, Internet Livre em banda larga, laboratório de idiomas, laboratório de pesquisas, estúdio para gravações musicais, ilhas de edição de vídeo e de áudio, ateliê de artes plásticas, sala de oficinas e galeria para exposições, além de uma ampla área de convivência.


Site: http://escuta.estudiolivre.org/ccj/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem foi enviada para a moderação.
Obrigado pelo seu comentário!