Atenção!


Informamos que o Grupo Espírita Auta de Souza retomou suas atividades e contamos com a presença de todos a participarem das atividades da casa como palestras, passe, atendimento fraterno, atendimento espiritual, cursos, entre outras.


Todas as sextas-feiras a partir das 19h00.


Rua Força Pública, 268/274, bairro Santana - São Paulo /SP


Altura do número 1205 da Rua Voluntários da Pátria

"Lembra-te deles, os quase loucos de sofrimento, e trabalha para que a Doutrina Espírita lhes estenda socorro oportuno. Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação".

Trecho retirado do livro Estude e Viva – FEB 9ª edição, cap. 40. Chico Xavier/Waldo Vieira. Pelos espíritos Emmanuel/André Luiz.

Campanha Segunda Sem Carne

quarta-feira, 11 de maio de 2011

COMJESP 2011: Sonho, lágrimas e vontade de continuar

Por João Thiago Garcia - mocidade@usesp.org.br
Fotos: Kendy Beraldo
fonte: http://www.usesp.org.br/site/noticias/?id=8

Um poeta disse “Sonho que se sonha junto é realidade” e outro definiu que lágrima é o sumo que sai pelos olhos quando se espreme o coração.  Imagine agora juntar mais de 800 corações e se possibilitar a realização de sonhos. A Comjesp 2011 pode ser resumida assim.

Realizada dos dias 21 a 24 de abril, a 9ª edição da Confraternização das Mocidades e Juventudes Espíritas do Estado de São Paulo, foi um marco na vida de muitos jovens espíritas paulistas. O encontro que ocorre desde 1967 a cada 5 anos, teve como sede a cidade de Guarulhos e como tema central “O Essencial é Invisível aos Olhos – Em busca das respostas interiores para viver os prazeres da Alma”.


A organização do evento ficou por conta do DM Regional São Paulo e DM Intermunicipal Guarulhos. O local escolhido para abrigar o evento foi a UnG – Universidade de Guarulhos campus Centro. A infraestrutura foi muito bem avaliada, e mesmo os imprevistos não foram o suficiente para abalar o que estava sendo construído ali. “A Comjesp em Guarulhos é um sonho que eu tenho desde Franca em 96” disse Leandro Piazzon, Assessor Seccional do DM/USE na região.

Nas salas de estudos foram discutidas questões sobre impermanência e imortalidade, felicidade, autoconhecimento, morte, prece, futuro e renovação. Os 80 monitores que se prepararam desde 14 de agosto de 2010, puderam colher os frutos do trabalho das 6 reuniões realizadas nos quatro cantos do estado. “Essa equipe é maravilhosa. Sem vocês não teríamos conseguido alcançar os objetivos”, falou Reinaldo Sena, secretário de Doutrina do DM, em agradecimento aos monitores e secretários de doutrina seccionais.
A cada reunião do grupo de doutrina era possível dimensionar o tamanho do evento.

A participação dos jovens foi intensa. Os números mostram o quanto esse encontro movimentou o estado. Tivemos ao todo 827 inscritos de 198 Mocidades, ou seja, de quase 200 Casas Espíritas diferentes. Além disso registramos a presença de 98 cidades do estado de São Paulo, e 8 Estados representados: Maranhão, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Cada um aqui sai com o compromisso de trazer mais um para a próxima Comjesp onde comemoraremos os 50 anos do evento”, frisou Carlos Carvalho, secretário Administrativo do DM.

Além dos inscritos, passaram pela Comjesp 2011 muitos convidados especiais. Entre eles registramos e agradecemos a presença de Paula Pilizario, Rodrigo Néris e Sandro Cosso, que muito contribuíram para a construção do que temos hoje. Registramos também a presença da diretoria da USE e USE Regional São Paulo na pessoa de seus presidentes Balieiro e Luiz Fernando respectivamente. Outros diretores de departamentos também contribuíram muito para a realização da Comjesp e agradecemos todos em nome de Jose Gaspar, do departamento do Livro da USE.

Como toda confraternização, a participação e contribuição das mocidades foram fundamentais. Grande parte das apresentações artísticas ficou por conta dos grupos formados pelas próprias mocidades, e fazemos questão de agradecer aos grupos Paroles, Cartas de Bordeaux, Banda Áurea, Energia, Grupo Espírita de Dança Evolução, Soar dos Clarins e Vozes do Amanhã. Tivemos também dois saraus e um show do Grupo Arte Nascente – GAN, de Goiânia/GO.

A cada momento, desde as ultimas reuniões de organização ou monitoria, a emoção tomava conta de todos, e claro durante a Comjesp desde a chegada até as despedidas foi praticamente impossível conter as lágrimas. Durante os estudos nas salas, nas pequenas reuniões, ou mesmo no abraço de um amigo no corredor ou fila do almoço, em todo momento era possível sentir a presença amiga e a certeza de que “nos reconhecíamos por muito nos amar”.

Leopoldo Machado nos lembra que “Jesus nos ensinou que é preciso oferecer portas ao bem, até à ultima hora das experiências terrenas”. A Comjesp não termina, ela recomeça. O convite ao recomeço foi feito e esperamos colher frutos tão bons quantos os plantados pelos jovens em Ribeirão Preto na Páscoa de 1967.

Ao aprendermos que o “essencial é invisível aos olhos”, também aprendemos que nos tornamos “eternamente responsável” pelo que cativamos.

A música “Minhas Asas” do grupo Cartas de Bordeaux, tocada no encerramento da Comjesp dizia: O que era o meu sonho, hoje é o nosso. E assim nos despedimos reafirmando a vontade coletiva de continuar trabalhando por um movimento melhor e proporcionar a mais jovens, momentos inesquecíveis como os da Comjesp Guarulhos 2011.


Vista geral dos participantes durante a abertura oficial.

Durante todo o evento foram praticamente 2 mil refeições por dia.

A cada reunião do grupo de doutrina era possível dimensionar o tamanho do evento.
No total eram 80 monitores das 4 regiões do estado trabalhando harmonicamente pelo mesmo ideal.

No encerramento o agradecimento aos Coordenadores do grupo de doutrina.

Vista parcial dos participantes no anfiteatro da UnG Centro.
Ao todo foram 827 inscritos de 198 mocidades e 99 cidades diferentes de todo o Estado.
Apresentação da Banda Paroles, da capital, que levantou o público com a música "Não desista",
onde o refrão dizia: "Não deixe o movimento acabar. Não desista. Sempre insista...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem foi enviada para a moderação.
Obrigado pelo seu comentário!